Reserve por Telefone
08002002006
Reserve Online ou Fale Conosco
;

01/01/2018

Aluguel de carro: Um guia para você deixar o seu em casa

O turismo e as viagens de negócios têm promovido a expansão do negócio de locação de carros no Brasil. Mas há outras situações em que o aluguel é boa alternativa, para quem está com o carro titular parado para manutenção, no dia do rodízio (na cidade de São Paulo), quer saber se se adapta ao câmbio automático ou mesmo para quem quer conhecer melhor um modelo antes de comprar. Um grande test-drive.

Para alugar um carro, além da idade mínima de 21 anos, basta basicamente apresentar a habilitação, em dia e válida. “RG e o CPF podem ser substituídos pela CNH, desde que contenham esses dados. Comprovante de endereço também pode ser solicitado.

Para quem aluga por dia, a cobrança é feita a cada 24 horas. As tarifas variam conforme a categoria do veículo e a escolha pelos tipos de proteção a eventuais danos. Na maioria das vezes, as locadoras oferecem descontos progressivos – quanto maior o período de locação, menores são as tarifas diárias cobradas. Para os clientes de terceirização de frotas - aluguel de frotas inteiras para empresas públicas ou privadas -, os contratos são feitos entre 12 e 36 meses, com pagamentos a cada 30 dias.

Entre as opções de quilometragem, a mais procurada é a livre, pois permite mais flexibilidade ao usuário, uma vez que ele pode alterar seus roteiros sem se preocupar com a mudança na tarifa de locação. A quilometragem controlada somente será vantajosa para quem vai percorrer pequenas distâncias, normalmente até 100 km por dia.

O usuário também deve ficar atento às condições de locação. Entre elas, sobre a proteção de sinistros: se total, parcial e qual o valor da franquia.

Os valores da proteção variam de acordo com as locadoras. Além disso, é preciso verificar quais as condições que a locadora estabelece para o caso de haver motorista adicional e qual o modelo do veículo que será disponibilizado para a locação dentro da categoria escolhida pelo cliente. Vale lembrar que o usuário terá de imediato a garantia do contrato de locação, que obedece aos princípios do Código de Defesa do Consumidor. É o documento válido entre o cliente e a locadora para a efetiva prestação do serviço.

Serviços ­ – Para a retirada do veículo é preciso portar a CNH em dia e válida. Na retirada, o usuário é acompanhado por um funcionário, que mostra o estado do veículo, os comandos, o estepe, a chave de roda e o estado dos pneus, entre outros itens. Todos os dados serão preenchidos num check-list, incluindo a quilometragem de saída e o volume de combustível no tanque. O check-list deverá ser assinado pelo cliente e será usado para comparação das condições do veículo na devolução.

Em caso de condutor adicional, a locadora deverá ser informada na abertura do contrato. Isso é importante, pois em caso de acidente, a falta da prévia indicação acarretará o pagamento integral dos danos causados ao veículo e não somente o valor da franquia. Em relação ao combustível, em  caso de devolução com tanque parcial, a locadora calcula a quantidade que falta de litros e cobrar conforme sua tabela de preços.

A reserva pode ser feita a qualquer tempo e com qualquer antecedência. Geralmente a tolerância é de uma hora para o dia e horário solicitados. Passado esse período de uma hora, a reserva é cancelada e eventualmente a locadora poderá cobrar no-show – cobrança e débito ao locatário. Por isso, em caso de cancelamento o ideal é que ocorra até 24 horas antes do dia e horário previstos para a disponibilização do veículo.

Os serviços opcionais variam de locadora para locadora, mas os mais comuns são GPS, cadeira para crianças e rack para acomodação e transporte adicional. Mesmo assim, tanto em relação a esses opcionais quanto a outros, é importante que o cliente consulte a locadora no momento da reserva.

Já em casos de roubo, furto ou acidentes, as locadoras orientam o usuário a prestar auxílio a eventuais vítimas e informar imediatamente a locadora. Em seguida, providenciar boletim de ocorrência.

Alugar um carro para viagem, dependendo do seu planejamento, é uma alternativa ao uso do carro próprio. Uma das vantagens é evitar o desgaste do carro e, em caso de pane ou acidente, contar com a substituição por um novo veículo.

Além disso, é possível alugar um carro em um ponto do país e devolvê-lo em outro.

Fonte: Autoesporte

Aluguel de carro: Um guia para você deixar o seu em casa

 Compartilhe  

"Nota 10 para o processo de reserva!"

Mais depoimentos sobre a locadora de carros Alugue Brasil Mais depoimentos sobre a locadora de carros Alugue Brasil

Symone Gomes Dantas Batista

Unidade - Curitiba